Face às recentes denúncias de fraude no concurso para ingresso na Polícia Militar de Alagoas, veiculadas em sites locais e nacionais no início desta semana, a Associação dos Oficiais Militares de Alagoas – Assomal acompanha o posicionamento oficial dos envolvidos na organização do certame que foi realizado no último 15 de agosto, em diferentes estados da Federação. Além de aguardar, por parte das autoridades, a investigação célere dos fatos apontados.
É imensurável o dano emocional causado em muitos concorrentes e em seus familiares, diante da publicação dos supostos casos de fraudes. Em jogo, horas dedicadas aos estudos, sonhos de um futuro promissor e a crença na moralidade do serviço público. Neste momento, na busca pela verdade dos fatos, é imprescindível que o Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública acompanhem a investigação das denúncias.
Diante dos fatos, outra premissa é evidenciada: o Edital do concurso. Até que ponto sua formulação é frágil nos pré-requisitos adotados para àqueles que pretendem seguir uma carreira diferenciada, como a Militar. Até que ponto a organização do certame teve estrutura para fiscalizar, com eficiência, a aplicação das provas realizadas em outros estados da Federação.
A Assomal repudia qualquer ato ilegal, seja em qual circunstância surgir, e reitera seu apoio para que a verdade dos fatos seja estabelecida. Evitando dano aos participantes do referido concurso, mas, especialmente, que a Corporação não tenha em suas fileiras infratores.
Maceió/AL, 14 de setembro de 2021.
Diretoria Executiva da Assomal