O Movimento Unificado dos Militares do Estado de Alagoas, formado pelas entidades representativas dos integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas, vem a público externar total apoio a Indicação de n ° 789/2020, de autoria do Deputado Estadual Francisco Tenório, conforme processo E: 01101.0000000562/2021. A iniciativa visa corrigir a discrepância salarial existente entre os Postos e Graduações referentes aos cargos da PMAL e CBMAL. Ação que beneficiará milhares de famílias alagoanas, entre militares da ativa, reserva e pensionistas.
O ano de 2021 não foi fácil para os homens e mulheres que atuam nas Corporações Militares Estaduais. Além do desgaste socioeconômico e emocional vivenciado por muitos brasileiros em decorrência da Pandemia do Covid-19. Em Alagoas, muitos militares sofrem com os danos causados pela desvalorização profissional e institucional empregada pelo Governador Renan Filho. Prova disto, é que a proposta acima citada, oriunda da Casa de Tavares Bastos, trata de uma obrigação legal já prevista na legislação peculiar que rege a PMAL e o CBMAL. Porém, não reconhecida na gestão de Teotônio Vilella, nem tão pouco no atual Governo de Alagoas, que mantém a distorção histórica a ser corrigida pela aprovação da Indicação Legislativa de n° 789/2020.
O Movimento Unificado dos Militares Estaduais se manteve em alerta, durante todo o ano de 2021, participando ativamente de diversas reuniões estratégicas nos comandos das Corporações, secretarias de Segurança Pública e Gabinete Civil, além do contato constante com os parlamentares alagoanos; apresentando propostas exequíveis para reais mudanças que atingisse a tropa como um todo e, especialmente, realizando ações que amplie e sensibilize os integrantes da PMAL e CBMAL sobre a realidade dos bastidores que impedem o reconhecimento da história secular das Corporações e de seus integrantes. Todo ser humano merece respeito! Todo profissional tem deveres que são arduamente cobrados e direitos que muitas vezes são negligenciados e, infelizmente, os policiais e bombeiros militares não fogem deste caso.
Salienta-se que por anos as demandas institucionais e funcionais da PMAL e CBMAL foram ignoradas. Em 2018 foi realizado um acordo com o Governador Renan Filho, que até hoje possui itens que não foram honrados por ele, mesmo com as constantes lembranças oficiais realizadas, seja através de Ofícios e de Notas Oficiais. Mas a verdade dos fatos, é que as melhorias funcionais e estruturais que precisam ser efetivadas nas Corporações só ocorrerão em decorrência de Projeto de Lei. Para isto é preciso apoio parlamentar, sensibilidade do Governo de Alagoas, mas, sobretudo, consciência e amadurecimento político dos militares estaduais e pensionistas em saber seu real valor, a importância do fortalecimento da representatividade associativa e o reconhecimento do poder que seu voto eleitoral tem neste processo.
O trabalho da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros é indispensável para a edificação da cultura de Paz, estabilidade social e para o desempenho de todas as outras estruturas públicas em benefício da sociedade. Destarte, é necessário que se destine esforços para o cuidado destes profissionais, para a valorização de toda categoria e para o reconhecimento destes heróis da vida real.
As famílias que dependem dos policiais e bombeiros militares de Alagoas precisam de respeito e a Indicação apresentada pelo Deputado Estadual Francisco Tenório faz isto. O Escalonamento Vertical nas Corporações tem o apoio daqueles que lutam por dias melhores, haja vista, promover ganho real a milhares de militares, pensionistas e suas famílias.