A Associação dos Oficiais Militares de Alagoas – Assomal vem, por meio da presente nota, lamentar as danosas consequências que o desfecho da operação realizada pela Polícia Federal no combate a crimes eleitorais – que culminou com o afastamento do Chefe do Executivo causou na tropa. Lastima muito mais, a inércia dos poderes constituídos em não se manifestar sobre o ocorrido em defesa do Estado Democrático de Direito e, especialmente, do trabalho honrado de operadores da Força de Segurança que tiveram a exposição de seus nomes e de suas vidas pessoais.
Que todo período eleitoral é marcado por acusações e embates midiáticos, isto já não é novidade. Que neste tempo o trabalho das Forças de Segurança exige mais atenção, profissionalismo e independência, é fato. Mas lamentável, é associar as Forças Policiais a grupos políticos. O oficial que teve o nome exposto no site Cada Minuto, como comandante da operação supracitada, não fez parte das guarnições envolvidas na operação em tela. A Polícia Federal realizou tal operação com o apoio de guarnições da PMAL. Ação corriqueira no cotidiano operacional. Qual será o próximo capítulo desta novela enfadonha, marcada por ingerências políticas? Quem será prejudicado e exposto por trabalhar legalmente em defesa da sociedade?.
Independente de convicção política e escolha partidária, os poderes constituídos devem defender o trabalho legítimo, legal e necessário das Forças de Segurança. Por isto, a Assomal enaltece seu apoio incondicional aos associados e a defesa das prerrogativas do Oficialato das Corporações Militares Estaduais. Salienta que o jurídico da Entidade está à disposição dos oficiais que integram o quadro social da entidade.
Alerta aos Militares Estaduais que mais do que nunca, é vital está vigilante aos trâmites processuais que ameacem ganhos conquistados pelos Policiais e Bombeiros Militares. O protagonismo da luta pelo fortalecimento das Carreiras Militares é de responsabilidade conjunta, oficiais e praças precisam garantir o futuro de suas famílias e o real reconhecimento de sua atividade. Uma entidade representativa forte é instrumento de luta, conhecimento e fortalecimento.
Maceió/AL, 14 de outubro de 2022.
Diretoria Executiva da Assomal