A Associação dos Oficiais Militares de Alagoas – Assomal vem, por meio da presente nota, repudiar qualquer ato antidemocrático, desrespeitoso às diferenças ideológicas e partidárias com cunho tendenciosamente político, que visem denegrir e/ou corroborar com o desgaste da imagem institucional da Polícia Militar de Alagoas, como também, a de seus integrantes. A quem interessa uma política difamatória das Forças de Segurança? Quem ganha com uma polícia fraca, sem credibilidade e fragilizada?
O trabalho da PMAL vai além de holofotes midiáticos e políticos. Há planejamento, legislação específica e muita fiscalização, seja da sociedade como dos órgãos correcionais, dentro e fora da caserna. O currículo do Coronel Walter Do Valle reflete décadas de serviços prestados à sociedade e anos de aperfeiçoamento, mas para alguns idealistas de uma sociedade justa e igualitária, um profissional que publicamente se posicione a favor de políticos contrários a sua ideologia é, decididamente, uma grave ameaça social. E a partir daí pode ser julgado e difamado, isto lembra a velha prática que eles tanto criticam: faça o que eu digo, mas não o que eu faço.
O rápido acesso as informações por diferentes canais de comunicação, torna cada vez mais frágil os limites entre a liberdade de expressão e o princípio da dignidade da pessoa humana. Por isto, é difícil de acreditar, que entidades da sociedade civil organizada, formadas pela representatividade de diversos segmentos, atuando diretamente na consolidação do Estado Democrático de Direito, emitam nota associando o profissionalismo do Coronel Walter Do Valle, Comandante do Policiamento da Capital, a sua ideologia política.
O foco é unir forças para a edificação da Paz Social, estreitar laços com a sociedade civil organizada respeitando e consolidando ações conjuntas de combate à criminalidade. O tempo urge e o trabalho exercido pelas Forças de Segurança merecem respeito e credibilidade.
Maceió/AL, 20 de maio de 2022.
Diretoria Executiva da Assomal